O caminho do teimoso. - OYEKUN PELEKA
Era um menino muito travesso, mau e teimoso, e fazia tudo o que ninguém queria que ele fizesse. A mãe dava muitos conselhos ao menino, mas ele não lhe dava ouvidos.
Um dia, o rapaz foi para a floresta (o monte), algo que lhe estava proibido pelos pais devido ao grande perigo que corria ali.
Lá, chamou-lhe a atenção um arbusto que pertencia ao próprio Deus da Floresta, e ele o destruiu. O deus, ao contemplar tal ato, encantou-o e aprisionou-o.
Elegba, ao ver o que estava a acontecer, enviou o Owunko (o bode) para proteger o menino. Ao chegar ao arbusto, o Owunko, com os seus chifres, danificou a outra parte do arbusto. O deus acreditou que era o próprio rapaz e ficou ainda mais enfurecido.
Mas Ayaguna, a representação de Oduduwa, fez a sua aparição e disse ao Deus da Floresta: "Não foi o menino, mas sim o Owunko", e o bode (chivo) foi acusado.
===================================================================================
Em resumo, este Patakí ensina sobre a teimosia, a importância do sacrifício (Ebbó) para desviar o mal e a intervenção da autoridade divina (Obatalá/Ayaguna) para revelar a verdade e estabelecer a justiça.